As vagas podem ser disputadas por todos os 250 mil professores da rede estadual, efetivos ou temporários, desde que tenham, no mínimo, três anos de experiência como docente na rede estadual e licenciatura plena. A prioridade será para professores que trabalham na escola pretendida. No caso de não haver candidato, profissionais de outras escolas poderão ser selecionados.
As inscrições serão recebidas de 28 de abril a 6 de maio, através do site www.educacao.sp.gov.br Após preencher os dados no site, o candidato deverá comparecer à Diretoria de Ensino por ele indicada até o dia 7 de maio, das 9h às 17h, para confirmar a inscrição. Os classificados ainda terão de apresentar projeto de trabalho, após a prova, e passar por entrevista, ambas classificatórias.
A prova será realizada na Diretoria de Ensino em 18 de maio, a partir das 9h. A lista de candidatos aprovados deverá ser publicada no dia 26 de junho.
Os professores-coordenadores trabalharão como gestores das mudanças anunciadas em 2007 pela pasta. Eles serão responsáveis, por exemplo, por planejar como as escolas cumprirão as metas de desempenho e como elevar o nível de aprendizado dos alunos. A Secretaria já havia selecionado 8 mil Professores-Coordenadores, que estão trabalhando no Ciclo 2 de Ensino Fundamental (5ª a 8ª ) e Ensino Médio.